05 05 Jo 14, 1-6 Sexta Eu sou o caminho a verdade e a vida

 

João 14:1-6

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

 

REFLEXÃO

Esta passagem faz parte do discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos na última ceia. Jesus sabe que vai morrer em breve e quer preparar os seus seguidores para a sua ausência. Ele fala-lhes da casa do Pai, onde há muitas moradas, e promete que vai preparar um lugar para eles e voltar para buscá-los. Afirma que eles conhecem o caminho para onde ele vai.

Tomé, um dos discípulos, expressa a sua dúvida e pergunta como eles podem conhecer o caminho se não sabem para onde Jesus vai. Jesus então responde com uma das frases mais conhecidas do evangelho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Essa frase resume a identidade e a missão de Jesus como o enviado de Deus, o Filho amado, o revelador da verdade de Deus, o mediador da salvação e da vida eterna. Jesus é o único caminho que conduz ao Pai, a única verdade que liberta da mentira e do pecado, a única vida que vence a morte e o mal.

Jesus convida os seus discípulos a terem fé nele e em Deus, a não se perturbarem com as dificuldades e as perseguições que virão, a confiarem na sua promessa de voltar e de levá-los consigo. Ele também os prepara para a vinda do Espírito Santo, o Consolador, que os ajudará a compreender e a viver os seus ensinamentos.

Esta passagem é uma mensagem de esperança e de consolo para todos os cristãos que creem em Jesus e esperam pela sua volta. Ela também é um convite a seguir Jesus como o único caminho que leva ao Pai, a acolher Jesus como a única verdade que ilumina a nossa vida, a viver Jesus como a única vida que nos dá sentido e plenitude

 

ORAÇÃO

Pai Santo, o Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória,
foi constituído mediador entre Deus e os homens
Juiz do mundo e Senhor dos senhores
Ele não abandonou a sua condição humana.
mas subindo aos céus, como nossa cabeça e primogénito ,
deu-nos a esperança de irmos um dia ao Seu encontro,
como membros do seu Corpo para nos unir à Sua glória imortal