05 03 Jo 14 , 6-14 Quarta *** Há tanto tempo estou convosco e não me conheces Filipe

 

«Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?» Jo 14, 6-14

 

 

EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.

Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe?

Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?

As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras.

Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim.

Acreditai ao menos pelas minhas obras.

Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço

e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai.

E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

 

 

REFLEXÃO

A Igreja celebra hoje a festa de S. Filipe e S. Tiago. Filipe, nascido em Betsaida, foi discípulo de João Baptista e depois seguiu a Cristo. Tiago, primo do Senhor, filho de Alfeu, foi bispo de Jerusalém; escreveu uma epístola; levou uma vida de grande mortificação e converteu à fé muitos judeus. Recebeu a coroa do martírio no ano 62.

O texto evangélico de hoje relata o diálogo de Jesus com Filipe sobre a casa do Pai e o lugar que ele lhes vai preparar. Jesus afirma a sua identidade “eu sou” ligada ao Pai e faz um convite “Acreditai-me”, promete em contrapartida a realização de grandes obras e a satisfação de seus pedidos ao Pai.

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade Ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus.

Somos convidados pela Palavra a acreditar sem ver, na presença do Pai em Jesus e aceitá-lo como caminho. Torna-se muito difícil ver em Jesus, na sua palavra, nas suas propostas o caminho, a verdade e a vida. Vivemos num mundo de propostas bem mais aliciantes

Peçamos ao Senhor a graça da fé no oculto do mistério de Cristo e a realização dos anseios mais profundos; ver n’Ele o nosso caminho para o Pai.

Quando tudo parecer difícil rezemos. Quando tudo estiver desmoronando, conversemos com o Senhor. Quando tudo estiver bem, rezemos e agradeçamos a Deus pelo que estamos vivendo. Só Ele tem a fórmula certa para nos consolar e nos amparar, mostrando sempre a direção certa.

 

ORAÇÃO

Pai Santo, Vós que enviaste o Vosso Filho ao Mundo para nos indicar o caminho para Vós tornai-nos dóceis à Sua Palavra para que que guiados pelo Vosso Espírito vos sirvamos em todos os irmãos.