05 02 Jo 10 22-30 Terça – Santo Atanásio

 

 

 

EVANGELHO Jo 10, 22-30 «Eu e o Pai somos um só»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era inverno e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. Então os judeus rodearam-n’O e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz- nos claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só».

Palavra da salvação.

 

 

REFLEXÃO

Perante o ultimato feito a Jesus pelos Judeus: “Se tu és o Messias, diz-nos abertamente”. Jesus diz que as obras que faz mostram a sua origem divina, mas eles são duros de coração e não o aceitam como Pastor.

Aqueles que acreditam cria com eles uma comunhão de vida eterna baseada no conhecimento do pastor e escuta da sua voz, unido a seu Pai.

Ele, Cristo autodefine-se como o bom pastor, o único e autêntico pastor para um só rebanho pois está disposto a dar a vida pelas suas ovelhas no momento do perigo. “O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor nem dono das ovelhas, quando vê vir o lobo abandona as ovelhas e foge; e o lobo faz estrago e dispersa-as. É que ao mercenário não lhe importam as ovelhas. Ele diferencia-se do pastor mercenário porque conhece as suas ovelhas e é conhecido por elas. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, tal como o Pai me conhece e eu conheço o Pai”. “Eu dou a minha vida pelas ovelhas…

 

Um exemplo claro de imitação do Bom Pastor foi Santo Atanásio cuja memória a Igreja celebra hoje. Nascido em 295,. Mostrou ser um bom pastor dos fieis defendendo  corajosamente a divindade de Cristo e enfrentou sofrendo muitas controvérsias e perseguições por causa de suas crenças, mas perseverou em sua defesa da doutrina cristã. Imitou Cristo o bom pastor dando a vida por cristo e seu povo

Pertencemos a Cristo, somos ovelhas do seu rebanho, porque escutamos a sua voz. O Cristo ressuscitado da nossa fé, é o nosso pastor que nos conhece pessoalmente pelo nosso nome e nos abre a porta que conduz à vida. A grande oração do crente, o fundamento da sua esperança, a utopia e o projecto cristão que movem a história é o “venha a nós o teu Reino”, combinando em exacto equilíbrio a actividade com a paciente espera.

ORAÇÃO

O Senhor é meu pastor, O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes prados me faz repousar; conduz-me às fontes tranquilas e restaura as minhas forças; guia-me pelo caminho justo, pela honra do seu nome.