01 05 Jo 10, 11-18 Segunda Feira da 4ª Semana da Páscoa

O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas» (Jo 10, 11-18)


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Reflexão

Celebramos hoje a memória de  São José um exemplo de amor à família e ao duro trabalho . A  sua vida  inspira -nos a seguir o exemplo de Jesus como o Bom Pastor, dando nossa vida pelos outros e trabalhando para o bem comum. No Dia do Trabalhador, podemos olhar para São José como um modelo de trabalhador dedicado que trabalhou com amor e devoção, e como um exemplo de alguém que valorizava a dignidade do trabalho e sua importância para a sociedade.

  1. José seguiu as orientações do seu filho adotivo que hoje se apresenta como como o Bom Pastor, aquele que dá a sua vida pelas ovelhas de uma forma gratuita e desinteressada até as últimas consequência, presta o seu serviço por amor e não por dinheiro.

Quer que as ovelhas tenham vida e se sintam felizes. (Jo 10,19)A sua prioridade é o bem das ovelhas que lhe foram confiadas. Por isso, ele arrisca tudo em benefício do rebanho e está, até, disposto a dar a própria vida pelas ovelhas porque as ama. “Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.”

As  ovelhas podem confiar, pois sabem que ele não defende interesses pessoais, mas os interesses do seu rebanho.

Somos hoje convidados a exemplo de S. José a dar  “dá a vida pelos outros” e faz-se Pão partilhado.

Que possamos, verdadeiramente, ser bons pastores e revelar o Reino de Deus nas nossas manifestações de carinho e atenção mútua, em especial pelo pobre e sofredor, figura predileta da ternura e do cuidado do Bom Pastor.

         Abramos o  nosso  coração à Palavra de Deus que acabámos de meditar e prometamos ao Senhor ser dócil à sua voz para construirmos com entusiasmo o seu reino

Oração

Deus, criador e Pai, reuni os homens dispersos na unidade de uma só família, para que aderindo a Cristo Bom Pastor, gozem a alegria de serem vossos filhos.