12 15 Lc 07 24-30 Quinta feira

12 15 Lc 07 24-30 Quinta feira

João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor Lc 7, 24-30

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Quando os mensageiros de João Baptista se retiraram, Jesus começou a falar dele à multidão: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais do que profeta. É aquele de quem está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele». Todo o povo que O escutou, incluindo os publicanos, proclamaram a justiça de Deus, recebendo o baptismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, que não quiseram receber o baptismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus.

Palavra da salvação.

-+-

REFLEXÃO

 

O povo oprimido aguardava ansiosamente o Salvador. Os crentes clamavam: “Quando virá Senhor o dia em que apareça o Salvador e soe o brado de alegria nasceu do mundo o salvador“. Quando apareceu João Baptista, filho de Zacarias, a alegria foi grande e em toda a região da Judeia perguntava-se: «Que virá a  ser este menino?» (Lc 1,66).

Jesus fala nesta passagem do Evangelho do precursor e indica-nos a que luz devemos ler a sua missão. As três interrogações retóricas revelam a profunda admiração que tinha por ele.

João foi um homem de Deus, humilde, modesto e penitente; um homem totalmente voltado para a causa do Senhor e para preparar Seus caminhos. Por isso, ele assume um papel fundamental na compreensão do mistério da vinda de Cristo, o Messias. João Baptista era um homem de caráter, firme. Dizia abertamente a verdade e não se rendia perante os poderosos dizendo sem medo as inspirações dizer aquilo que Deus lhe inspirava.

profeta? Mais até que profeta. Foi-lhe confiada uma missão superior: preparar o povo para acolher o Messias.

Somos convidados hoje a seguir São João Baptista escutando as suas palavras e acolher a sua mensagem O regresso a uma vida simples e atenta às necessidades primárias dos irmãos – ensina-nos João Baptista – é condição indispensável para recuperar a sensibilidade espiritual aos apelos de Deus e reconhecer o seu Messias.

 

ORAÇÃO

 

Senhor; que enviastes São João Baptista a preparar o Vosso Povo para a vinda do Messias, concedei à Vossa família o dom da alegria espiritual e guiai o coração dos fiéis no caminho da salvação e da paz.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *