10 29 Radio Maria

<

10 29 Rádio Maria

Caríssimos ouvintes da Rubrica Luz de Cada dia a sintonizar connosco no Porto  100.08 ;  em Lisboa 102.06 e em  www.Radio Maria.pt

Sede Bem vindos à maravilhosa descoberta da Felicidade prometida pelo profeta de Nazaré. Acreditamos que ele   Nascido do Pai antes de todos os séculos foi enviado à terra para nos indicar o autêntico caminho da felicidade. Ele  divino entrou no humano através do mistério da encarnação para o humano se tornar divino. Quem o segue considera-o Luz do mundo não anda nas trevas e caminha para a vida eterna.

Em João 3:16 podemos ler:

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
– João 3:16

Essas são palavras do próprio Jesus, explicando um pouco da sua missão. Olhando para esse versículo nós podemos entender um pouco melhor por quê Deus mandou enviou Seu Filho ao mundo para nos salvar, para sermos livres.

Quem crê em Jesus como seu Senhor e Salvador não vai morrer eternamente, mas viver eternamente com Deus.

«Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado»

 

EVANGELHO Lc 14, 1.7-11

10 29  Lc 14, 1.7-11 Introdução e a Leitura do Evangelho 

Jesus continua a ensinar os verdadeiros valores da vida. A humildade, o saber colocar-se entre os outros sem vaidade de si, nem desdém pelos demais, é esse um dos valores e dos mais fundamentais. Custa tanto a entendê-lo! Mas é o ideal, para o qual devemos caminhar todos os dias, sem cansaço nem angústia, mas com humildade e paz.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam. Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos, terá que te dizer: ‘Dá o lugar a este’; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: ‘Amigo, sobe mais para cima’; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Convidado para um almoço em casa de um fariseu e observando que os convidados escolhiam os primeiros lugares propõe aos seus discípulos os últimos- Quem assim proceder é digno da recompensa do Senhor pois reconhece com sabedoria e realismo o seu lugar Como noutra ocasião disse-lhes: Entre vós, quem quiser ser o primeiro, que se faça o último e o servidor de todos. E provou com o exemplo o que dizia “Cristo, apesar da sua condição divina, não fez alarde da sua categoria de Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, atuando como um homem, humilhou-se até submeter-se inclusivamente à morte, e morte de cruz. Por isso Deus o elevou sobre tudo e lhe concedeu o nome que é sobre todo o nome” (F1 2,6ss).

Hoje em dia as pessoas menosprezam a virtude da humildade considerando-a virtude fora de moda para gente mesquinha O que tem valor é o triunfador mesmo que à força tenha de esmagar o outro Por isso é também a humildade o estilo mais social e que melhor possibilita a relação do ser  humano em alteridade com os seus semelhantes. Saber estar e viver com os outros, caminhando em verdade e simplicidade, reconhecendo as nossas deficiências e partilhando os nos¬sos talentos com os outros, é o estilo que Jesus nos mostra hoje.

Um caminho mais seguro para a realização pessoal e a felicidade humana do que a trapaça da altivez e da presunção, do cálculo e da soberba.

Mas para entender isto precisamos de ser pobres de espírito perante

Deus, isto é, esvaziarmo-nos de nós mesmos para poder ser cheios por ele e enriquecidos com o contributo dos outros.. A fé nas palavras de Jesus conduz-nos ao verdadeiro caminho de Cristo pobre e humilide .

De todas as virtudes é a humildade a mais fundamental. Sem humildade, não há virtude que possa existir numa alma. Mesmo que se possuisse todas as virtudes, todas fugiriam ao lhe faltar a humildade. Pelo contrário, Deus é tão amante da humildade, que se apressa a correr onde a vê, escreve São Francisco de Sales.
No mundo era desconhecida essa virtude tão bela e necessária. Mas, para ensiná-la, veio à terra o próprio Filho de Deus, exigindo que Lhe procurássemos imitar o exemplo. “Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29). E, assim como em todas as virtudes, foi Maria a primeira e mais perfeita discípula de Jesus Cristo, também na humildade. Por isso, ela merece ser exaltada sobre todas as criaturas.

Somos felizes como acreditamos a exemplo de Maria .A exemplo de Maria Feliz é tu porque acreditaste…

ORAÇÃO

Bendito sejas, Pai, Deus da grata surpresa, porque humilhais o soberbo e enalteceis o humilde. Concedei-nos, Senhor, seguir o exemplo e doutrina do vosso Filho para saber estar e viver em relação com os irmãos.

CONCLUSÃO

  • humildade
  • homo humus fama fumus finis cinis

********************************************************************************************************************************************************************

Deixemos radicalmente a falsa sabedoria do mundo dando crédito às sua palavras de vida eterna Recebamos, então, com humildade e responsabilidade cada dia o chamamento de ser humildes instrumentos do Espírito Santo Correspondamos à bondade que Deus nos tem oferecido e, assim a nossa pequena generosidade depositada no coração daquele que cumprimentamos, o olhar interessado e atento daquele que nos pede uma informação, o sorriso dirigido ao que nos cederam o passo, florescerá no futuro…

Aprendendo a ser humilde como Jesus

Muitas foram as ações do Senhor que demonstravam o cultivo da virtude da humildade.

1. Tratou as pessoas com compreensão e respeito

Em nenhuma ocasião bíblica vimos Jesus ser incompreensivo ou desrespeitoso com ninguém. Ao contrário, o Senhor se sentava com pecadores públicos (cf. Mt 9,10-13), lidava com leprosos (cf.Lc 17,11-19), submetia-se às leis civis (cf. Mc 12,13-17). Seus apóstolos testemunharam a mesma vivência mesmo depois da Ascensão do Senhor. O livro dos Atos dos Apóstolos testemunha que o povo era cativado pela simpatia e fraternidade dos discípulos (cf At 2,47).

2. Quando foi desapontado ou traído, não julgou

Já em seus sermões, o Senhor dizia: “Não julgueis e não sereis julgados” (Lc 6,37). Em sua vida e missão, testemunhou inúmeras vezes o acolhimento e o perdão diante do desapontamento com seus amigos e discípulos. Quanto a  nós, tendemos a no primeiro flagrante de um erro, julgarmos e implicarmos castigo e humilhação, tal qual foi a sorte da mulher pega em adultério. Jesus, porém disse: “Ninguém te condenou, eu também não te condeno!” (Jo 8,11).

O ápice de sua Misericórdia deu-se no alto da Cruz quando exclamou: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” (Lc 23,34). Jesus nos ensina que o coração humilde não condena, não julga, mas acolhe e ama.

3. Quando estiveram contra Ele, foi suave e não desistiu

Eis uma grande prova de humildade do Senhor. Em meio aos julgamentos e emboscadas que colocaram contra Ele, com sabedoria e serenidade Jesus respondia e ensinava fielmente a doutrina aprendida do Pai. O Senhor não desistiu de ninguém, mesmo dos seus algozes. Jesus deu-se também por eles, e Neles a nós todos, mesmo diante de nossos erros e pecados. A humildade é a capacidade de estar amavelmente em desacordo.

Com Jesus aprendemos a ser dóceis em todas as circunstâncias, mesmo na discordância.

4. Ao ser ferido, o Senhor quebrou as ofensas com a caridade

Quando somos feridos ou magoados e perdemos o controle da situação, estamos sendo levados pelo orgulho. A verdadeira humildade sabe sofrer pacientemente – mesmo diante do sofrimento mais cruel, da maior injustiça – sendo humilde como Jesus. Como diz São Paulo aos Romanos, “Não te deixes vencer pelo mal, triunfa do mal com o bem” (Rm 12,21).

Poderíamos dar muitos outros exemplos da vida do Senhor, ele é a humildade em perfeição, e tudo viveu assim. Seja humilde e verá como as pessoas se aproximam de você. Jesus quer que sejamos humildes, em troca devemos nos esforçar permanentemente. A boa notícia é que é possível aprender a humildade, é o que Jesus diz: “Aprendei de mim…”.

O humilde vive em paz. Esse é o motivo que muitos sofrem e se perdem na vida, falta de humildade. Sejamos humildes a exemplo de Jesus e se cumprirá o que Ele disse aos seus discípulos: “Ao que se humilhar será exaltado!” (cf. Lc 18, 14)