10 01 Mt 18 1- 5 Sábado – Santa Teresa do menino Jesus

10 01 Lc 10, 17-24 Sábado – Santa Teresa do menino Jesus

 

Os seus Anjos vêem nos Céus continuamente o rosto de meu Pai que está nos Céus» Mt 18, 1-5. 10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe:
«Quem é o maior no reino dos Céus?».
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes:
«Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.
Quem for humilde como esta criança esse será o maior no reino dos Céus.
E quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim.
Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos.
Eu vos digo que os seus Anjos vêem continuamente o rosto de meu Pai que está nos Céus».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
A liturgia deste dia celebra a memória dos Santos Anjos da Guarda. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, desde o início até a morte, a nossa vida é acompanhada pela assistência e intercessão dos anjos.
O Papa Pio XII, na sua encíclica Humani Generis (1959), reafirmou que os anjos são “criaturas pessoais”, dotadas de inteligência sagaz e vontade livre (DS 3891).
O Evangelho deste dia apresenta-nos Jesus a explicar a verdadeira lógica da felicidade contraposta à do mundo ávido de importância e prestígio. No reino de Deus os mais pequenos são os maiores e os últimos são os primeiros pois são protegidos pelos mensageiros celestiais “Os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu» (Mt 18,10)”
Ser como as crianças, simples e dócil para assumir encargos e, ao mesmo tempo, ser capaz de se entregar-se de abandonar-se para ser dependente de Deus.
O homem convertido torna-se como criança aos olhos do Pai, pois para Deus somos como filhos pequenos e amados, dependentes do Seu amor. Aquele que não confia na proteção do Senhor através dos seus anjos não pode ser considerado pequenino, portanto, não entrará no reino dos céus. Saber que temos no céu, diante do trono do Pai o nosso anjo da guarda far-nos-á ser como crianças dependentes da proteção, da ajuda e da assistência dos anjos de Deus.
Eles são companheiros invisíveis sempre presentes, sempre dispostos a escutar-nos e prontos para consolar-nos.
Adquiramos a capacidade de escutar nosso Santo Anjo, abrir-nos ao mistério da sua presença ininterrupta em nossa vida, para crescermos na amizade com ele.
ORAÇÃO
Senhor, que na vossa admirável providência enviais os Anjos para nos guardarem, ouvi as nossas súplicas e fazei que sejamos sempre defendidos pela sua protecção e gozemos eternamente da sua companhia.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.