09 24 Lc 9, 43b-45  Sábado

Sábado

EVANGELHO Lc 9, 43b-45
«O Filho do homem vai ser entregue.
Eles tinham medo de O interrogar sobre tal assunto»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, estavam todos admirados com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Escutai bem o que vou dizer-vos. O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens». Eles, porém, não compreendiam aquelas palavras; eram misteriosas para eles e não as entendiam. Mas tinham medo de O interrogar sobre tal assunto.
Palavra da salvação.

 

 

REFLEXÃO

Outrora e agora o mistério da Cruz será sempre uma realidade misteriosa, difícil de ser acreditada. A paixão e morte de Jesus foram a consequência da Sua entrega ao serviço dos que não tinham estatuto social, nem politico e nem religioso.

Os discípulos de Jesus sonhavam com um Messias político que pudesse libertar o povo do jugo romano. O povo, e os próprios discípulos, estão admirados com as maravilhas que Jesus faz. Mas Ele interrompe a euforia dos mais próximos, os Apóstolos, para lhes falar novamente da cruz que O espera. A diferença é clamorosa: o que deve interessar aos discípulos não é a glória do Mestre, mas o seu «ser entregue nas mãos dos homens» (v. 44).

Jesus preparou os seus corações para o que ia lhe acontecer, mas na verdade eles não admitiam a ideia do sofrimento e fugiam de qualquer coisa que lhes acenasse com esta realidade. Tinham medo de lhe fazer perguntas sobre o assunto e se esquivavam. É isso que devem compreender, sob pena de não perceberem corretamente a identidade de Jesus e a verdade da sua revelação.

Tomemos consciência de que nós também, como os apóstolos, só poderemos realizar atos de libertação se assumirmos nas nossas vidas o mistério da salvação. Tantas vezes temos receio de entregar a nossa vida, como Jesus, porque não queremos sofrer e abandonar a nossa zona de conforto.

Peçamos ao Espírito Santo a força para imitar Jesus nas suas opções. Que o Espírito Santo nos conceda coragem e força para assumirmos a Palavra de Deus que nos liberta e tira as nossas limitações.

.

ORAÇÃO

Senhor Jesus que escolhestes os apóstolos como instrumentos pobres para anunciarem o vosso reino, concedei hoje à vossa Igreja que continue a proclamar com confiança o vosso Evangelho de salvação.

.