09 23   Lc 9, 18-22  Sexta

09 23   Lc 9, 18-22  Sexta

EVANGELHO Lc 9, 18-22
«És o Messias de Deus.
O Filho do homem tem de sofrer muito»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns, João Baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».


Palavra da salvação.

 

 

REFLEXÃO

Ao terminar a escuta do Evangelho o sacerdote diz sempre Palavra da Salvação e nós respondemos Glória a Vós, Senhor. Quando assumimos  sermos guiados pela Palavra de Deus, ela torna-se eficaz na nossa vida e leva-nos a buscar um conhecimento mais aprofundado da Sua pessoa e dos Seus projetos para nós e por nosso intermédio. Jesus deseja que nós, assim como Pedro, inspirados pelo Espírito Santo, tenhamos a convicção de quem Ele é para também poder afirmar: “Tu és o Cristo de Deus”.

Jesus não estava interessado na opinião do povo em geral. O Seu desejo era que os Seus seguidores tivessem consciência de quem Ele era e aprendessem a expor a sua opinião de uma forma consciente e concreta: Ele é o Messias que sofreu a Paixão pela Cruz e ressuscitou.

Na comunhão com Jesus conhecemos o Pai e saboreamos uma nova paz, uma nova plenitude, capaz de dar sentido a todas as coisas, até mesmo ao sofrimento e à morte. É o mistério do amor que de tudo tira proveito, percebamos o plano de Deus para nós e do que precisamos fazer para que a vontade do Pai se realize na nossa vida.

Tenhamos a esperança e a confiança plena de que, depois do sofrimento e, mesmo da morte, nós também, como Ele, seremos ressuscitados.

Por isso, o Senhor também nos exercita nesse sentido, pois, saber quem é Jesus e conhecê-Lo intimamente, nos garante a possibilidade para que também nos conheçamos e, aos pouquinhos, percebamos o plano de Deus para nós.

Afirmemos a nossa fé viva em Cristo transformando as ações mais simples em divina. Façamos da nossa Vida um sacrifício (sacrum facere – fazer algo de sagrado) continuo a Deus.

ORAÇÃO

Pai amado na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé, para que vos busquemos na intimidade da Oração em todas as circunstâncias de nossas vidas… Ajuda-nos Pai, a trilharmos ‘caminhos para viver, com sabedoria e serenidade’, reconhecendo Jesus como nosso Deus e Senhor – Jo 20,24s!