09 21    Mt 9, 9-13 Quarta

09 21    Mt 9, 9-13 Quarta

PALAVRA DE DEUS: MATEUS 9,9-13 - A VOCAÇÃO DE MATEUS : REFLEXÃO DE ANINHA

EVANGELHO Mt 9, 9-13

«‘Segue-Me’: ele levantou-se e seguiu Jesus»

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,

Jesus ia a passar,

quando viu um homem chamado Mateus,

sentado no posto de cobrança dos impostos,

e disse-lhe: «Segue-Me».

Ele levantou-se e seguiu Jesus.

Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus,

muitos publicanos e pecadores

vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos.

Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos:

«Por que motivo é que o vosso Mestre

come com os publicanos e os pecadores?»

Jesus ouviu-os e respondeu:

«Não são os que têm saúde que precisam do médico,

mas sim os doentes.

Ide aprender o que significa:

‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’.

Porque Eu não vim chamar os justos,

mas os pecadores».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

Jesus prepara o pequeno grupo de discípulos para continuar a sua obra de salvação Ele escolhe quem quer: são pescadores, ou de uma humilde profissão. No Evangelho hoje fala do convite feito a um cobrador de impostos, profissão desprezada pelos judeus —que se consideravam perfeitos observantes da lei—, porque a viam como muito próxima a ter uma vida pecadora, já que cobravam impostos em nome do governador romano, a quem não queriam submeter-se.

Com uma palavra do Mestre, «Segue-me!» (Mt 9,9 Mateus deixa a profissão e em reconhecimento convida-o para um banquete juntamente com muitos amigos. Os fariseus, inimigos pessoais de Jesus, criticam a atitude pois Jesus entrara em casa de um pecador

Jesus Cristo diz “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes» (Mt 9,12). Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado

Jesus continua a convidar a segui-lo, cada um segundo seu estado e profissão. Com certeza, Jesus pede-nos uma mudança de vida: Segui-lo com frequência, supõe deixar o homem velho do pecado para construir no seu intimo o homem novo, entregue ao serviço de Deus»

ORAÇÃO

Senhor nosso Deus, que escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração.