09 20   Lc 8, 19-21 Terca

09 20   Lc 8, 19-21 Terca

Evangelho de hoje (Lc 8, 19-21) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do Nordeste

EVANGELHO Lc 8, 19-21
«Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática»

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos, mas não podiam chegar junto d’Ele por causa da multidão. Então disseram-Lhe: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te». Mas Jesus respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

 

Não são os laços do sangue os que mais contam, vistas as coisas com olhos espirituais. Por isso, a este propósito, escreve S. Ambrósio: «Os laços das almas são mais sagrados que os dos corpos”. E a respeito de Nossa Senhora diz S. Leão que Ela concebeu o Filho no seu espírito antes de O conceber em seu ventre. É a Palavra de Deus que está sempre na origem da relação entre o homem e Deus.

Esta passagem do Evangelho (Lc 11,28) documenta o melhor dos louvores de Jesus a sua   Mãe:  Felizes (…) são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 11,28).

Jesus Cristo não rejeita o apaixonado elogio daquela  simples mulher , aceita-o mas a felicidade de Nossa Senhora  vai mais além, explicando que Maria Santíssima é feliz por  ter sido boa e fiel no cumprimento da Palavra de Deus.

Jesus repetiu nos seus ensinamentos a palavra : Felizes, felizes, felizes… . Felizes os pobres, os mansos, os que têm fome e sede da justiça, os que não viram, e creram! (cf. Mt 5,3-12; Jn 20,29).

O Deus de Jesus Cristo veio para nos dar a felicidade (Jo 10,10)  mesmo neste mundo mas esta não se encontra na riqueza, nem o poder, nem o êxito fácil, nem a fama, senão o amor pobre e humilde de quem tudo o espera.

Maria, a Mãe de Jesus, não é somente afortunada por tê-lo trazido ao mundo, por tê-lo amamentado e criado; mas sobretudo, por ter sido ouvinte da Palavra e, por pô-la em prática: por ter amado e, por deixar se amar por seu Filho Jesus.

Jesus oferece-me aqui e agora, uma verdadeira felicidade.

A plena felicidade de Maria nasceu da escuta da Palavra e do seu “faça-se em mim segundo a Sua vontade”…

Qual tipo de felicidade que eu procuro? A de superfície, que vem da satisfação das necessidades imediatas, ou a de fundo, que dá sentido a tudo o resto?

— Oração

“Vossa Palavra é uma luz para os meus passos, é uma lâmpada luzente em meu caminho. Vossa Palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!” (Sl 118,105.111).,