08 10 Jo 12, 24-26 Quarta S. Lourenço

 

 

«Se alguém Me servir, meu Pai o honrará» Jo 12, 24-26

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.

Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna.

Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo.

E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Reflexão

Celebramos hoje  a festa de S. Lourenço: (225 d.C./ 258 d.C.,) natural de Huesca, exerceu com muita competência o cargo de diácono na  administração dos  bens da Igreja …

Durante a  perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja. O Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda  parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito condenou-o à morte …

No Evangelho escolhido para este  dia podemos ler esta passagem “Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.”

Como grão de trigo, Lourenço morreu para si mesmo e alimentado diariamente pela Eucaristia, cristificou toda a sua vida de serviço e de entrega aos pobres…

Colocou em prática as recomendações de S. Paulo  Rom 12, 1-2 “Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como vítima santa, viva, agradável a Deus, como culto racional”

Oferecer-se inteiramente a Deus significa em não se conformar com “este mundo”, renovando  a mente de modo a discernir os  comportamentos que agradam a Deus.

O Senhor provavelmente não nos pede o martírio mas sim uma saída diária da nossa área de conforto para continuamente ligados a Deus oferecermos cada sorriso cada gesto aos nossos irmãos mais necessitados…

Oração

Pai, mantende acesa em nós a chama do zelo pelas coisas do Reino, de modo que estejamos  sempre preparados para o encontro com vosso  Filho Jesus.