01 10 Segunda Feira da Semana I

Evangelho de hoje (Mc 1,14-20) - Egídio Serpa | Egídio Serpa - Diário do  Nordeste

Marcos 1:14-20

CompartilharEnviarTweetarEmail

14Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas-novas de Deus.

15“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!”

16Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

17E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”.

18No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.

19Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.

20Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando seu pai, Zebedeu, com os empregados no barco.

REFLEXÃO 

Depois de  Jesus ter recebido o batismo  no rio Jordão e ser ungido pelo Espírito, começou a proclamar o  reino de Deus aos que o estavam preparados  para recebê-lo.

Jesus segue a mensagem de arrependimento de João e chama os discípulos a acreditar  no evangelho: boas novas de paz (restauração do relacionamento com Deus – Efésios 6:15), de esperança (a esperança do céu e da vida eterna – Colossenses 1:23), da verdade (a palavra de Deus é verdadeira e confiável – Colossenses 1: 5)…

Receber o Reino nos nossos corações implica  arrepender-se e acreditar.  Arrepender-se   significa mudar – mudar minha maneira de pensar, minha atitude, disposição e escolhas de vida para que Cristo possa ser o Senhor e Mestre de meu coração ao invés do pecado, egoísmo e ganância. 

  Quando Jesus pregou a mensagem do evangelho, chamou outros para seguirem serem seus discípulos e deu-lhes uma missão – “convidar  pessoas para o reino de Deus”.

Eram escolhidos entre as pessoas comuns que faziam coisas comuns, não tinham educação especial e nem vantagens sociais. Jesus queria pessoas comuns que pudessem assumir uma designação e fazê-la extraordinariamente bem. Ele escolheu esses indivíduos, não pelo que eram, mas pelo que seriam capazes de se tornar sob sua direção e poder.

  Quando o Senhor nos chama para servir, não devemos pensar que não temos nada a oferecer. O Senhor toma  o que as pessoas comuns, como nós, podem oferecer e usa para a grandeza em seu reino. 

Jesus comunica hoje  a mesma mensagem : Anunciar  o reino de Deus. Deseja  que outros vejam a luz de Cristo em nós na maneira como vivemos, falamos e testemunhamos a alegria do evangelho. 

ORAÇÃO 

Senhor Jesus, o senhor chamou nos  pessoalmente pelo nome, assim como chamou seus primeiros discípulos, Simão, André, Tiago e João. Ajudai-nos  a acreditar na vossa  palavra e a segui-lo fielmente. Enche-nos  com a alegria do evangelho para que sua luz possa brilhar através de nós  para muitas outras pessoas.