228 Mt 2, 13-18.docx Santos Inocentes mártires

1Pontos a tratar nesta narrativa

Mt 2, 13-18

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

Então ele levantou-se , tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito,

onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.

Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.

Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias:

“Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem”.

REFLEXÃO

MT    2,13-18

                   Deus   envia os Seus mensageiros para advertir àqueles que fazem a Sua vontade. Até o Filho de Deus foi vítima da maquinação do mal   quando, por meio de Herodes, tentou  destruir  Plano de Deus a favor dos homens  mas não o conseguiu pois , o anjo do Senhor apareceu a José ordenando que fugisse para o Egito .

                    Acreditando no sonho, ele partiu para uma viagem de muitos quilômetros, no deserto do Sinai, tirando o Deus humanado das garras de um sanguinário. A empreitada da fuga foi dolorosa. A temperatura no deserto, à noite, chega a zero grau e durante o dia a cinquenta graus positivos. A Sagrada Família seguiu por um caminho que nem José conhecia, mas sabia que devia, por cautela, desviar dos caminhos por onde circulavam os judeus, egípcios e romanos. Havia ainda o risco de encontrar ladrões e feras do deserto, até chegarem às terras do Egito, onde se viram salvos.

         Ali esteve a família   até a morte de Herodes. As  crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tivessem de dois anos para baixo.

                  Nos  nossos dias também o poder do mal impera na humanidade .  Só conseguem salvar-se aqueles e aquelas que  sintonizando com Deus, obedecem à Sua Palavra e acreditam verdadeiramente em Jesus
                  Quantos jovens com a vida desfeita , quantas famílias desunidas : o mal continua a imperar. Somos vítimas da fome e da guerra, da miséria.                    No entanto, nunca poderemos desanimar  pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito” Isto é liberta-te do mal , encontra-te contigo e com Deus e depois regressa liberto para libertares os teus irmãos.

 Oração

          Senhor Jesus dai-nos um coração simples e puro para discernirmos o verdadeiro caminho que conduz a Vós.
         Senhor Jesus sê o defensor da nossa humanidade que massacra tantos inocentes, crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres ;

         Senhor Jesus   tem compaixão dos milhões de homens e mulheres que, ainda nos nossos dias, têm que abandonar as suas terras, os seus países, para escaparam às diferentes formas de perseguição, às guerras, aos massacres, aos genocídios.

Vídeo Meditação

Os santos inocentes