12 28 Santos Inocentes mártires

 

reflexáo

EVANGELHO Mt 2, 13-18
«Herodes mandou matar todos os meninos de Belém»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Depois de os Magos partirem,
o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
«Levanta-te, toma contigo o Menino e sua Mãe
e foge para o Egipto;
fica lá até que eu te diga,
pois Herodes vai procurar o Menino para O matar».
José levantou-se de noite,
tomou consigo o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto
e ficou lá até à morte de Herodes,
para se cumprir o que o Senhor anunciara pelo profeta:
«Do Egipto chamei o meu filho».
Quando Herodes percebeu que fora iludido pelos Magos,
encheu-se de grande furor
e mandou matar em Belém e no seu território
todos os meninos de dois anos ou menos,
conforme o tempo que os Magos lhe tinham indicado.
Cumpriu-se então o que o profeta Jeremias anunciara, ao dizer:
«Ouviu-se uma voz em Ramá, lamentos e gemidos sem fim:
Raquel chora seus filhos
e não quer ser consolada, porque eles já não existem».


Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Deus envia os Seus mensageiros para advertir àqueles que fazem a Sua vontade. Até o Filho de Deus foi vítima da maquinação do mal quando, por meio de Herodes, tentou destruir Plano de Deus a favor dos homens mas não o conseguiu pois, o anjo do Senhor apareceu a José ordenando que fugisse para o Egito.

Acreditando no sonho, ele partiu para uma viagem de muitos quilômetros, no deserto do Sinai, tirando o Deus humanado das garras de um sanguinário. A empreitada da fuga foi dolorosa. A temperatura no deserto, à noite, chega a zero grau e durante o dia a cinquenta graus positivos. A Sagrada Família seguiu por um caminho que nem José conhecia, mas sabia que devia, por cautela, desviar dos caminhos por onde circulavam os judeus, egípcios e romanos. Havia ainda o risco de encontrar ladrões e feras do deserto, até chegarem às terras do Egito, onde se viram salvos.

Ali esteve a família até a morte de Herodes. As crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tivessem de dois anos para baixo.

 

Nos nossos dias também o poder do mal impera na humanidade. Só conseguem salvar-se aqueles e aquelas que sintonizando com Deus, obedecem à Sua Palavra e acreditam verdadeiramente em Jesus.

 

Quantos jovens com a vida desfeita, quantas famílias desunidas: o mal continua a imperar. Somos vítimas da fome e da guerra, da miséria. No entanto, nunca poderemos desanimar pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito”. Isto é liberta-te do mal, encontra-te contigo e com Deus e depois regressa liberto para libertares os teus irmãos.

 

ORAÇÃO

 

Senhor Jesus dai-nos um coração simples e puro para discernirmos o verdadeiro caminho que conduz a Vós.

Senhor Jesus sê o defensor da nossa humanidade que massacra tantos inocentes, crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres;

Senhor Jesus tem compaixão dos milhões de homens e mulheres que, ainda nos nossos dias, têm que abandonar as suas terras, os seus países, para escaparam às diferentes formas de perseguição, às guerras, aos massacres, aos genocídios.