0324 Quarta Feira_5ª Semana da Quaresma

0324 Quarta Feira_5ª Semana da Quaresma

(24 /03)

  

 

EVANGELHO Jo 8, 31-42

Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado n’Ele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: ‘Ficareis livres’?» Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora o escravo não fica para sempre em casa ; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e d’Ele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou».

Reflexão

O Evangelho apresenta o tema da  liberdade,  e  da verdadeira filiação do homem a respeito de Deus Pai vistos na perspetiva de Abraão. Jesus declara que uma fé herdada, não é suficiente para a verdadeira liberdade e para a filiação legítima .Para ser livres não basta ser da linhagem de Abraão, “Asseguro-vos que quem comete pecado é escravo.. E se o Filho vos faz livres, sereis realmente livres”.
 Cristo liberta-nos pela sua   palavra, “Se permanecerdes na minha palavra, sereis de verdade discípulos meus, conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres” .A verdade liberta e a mentira escraviza Temos de optar entre uma e outra.
 O próprio Cristo é a verdade que nos torna livres da mentira, e do pecado. É Ele   que nos estabelece na autêntica linhagem de Abraão pela fé; faz-nos  filhos de Deus e irmãos dos homens. Para isto temos de guardar a sua palavra;Caso contrário  permaneceremos escravos do pecado e da mentira, Os filhos autênticos de Abraão, os verdadeiramente livres, são os que imitam a sua fé e as suas atitudes diante de Deus, como fez Cristo.

Neste mundo em que  a pessoa se sente ameaçada pela  sua liberdade em que aparece todo o tipo de  manipulação … Só com  critérios evangélicos e uma fé madura é capaz de  testemunhar  com a sua vida e conduta que o seu único Pai e Senhor é o Deus de Jesus Cristo.

Os mártires e os santos de todos os tempos atestam a afirmação de Jesus no evangelho de hoje: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis de verdade meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres”.

 

ORAÇÃO

Deus Pai queremos seguir Cristo pelo caminho da cruz que nos levará a cantar-te o hino de bênção e vitória com todos os libertados   pela verdade que é Cristo.

https://wp.me/pb68SM-Xa

 

https://www.eelmoh-dictof.com/2021/03/0323-terca-feira_5a-semana-da-quaresma/