2019-09-09 SEGUNDA-FEIRA da semana XXIII

******************************************************************************************************************************************************************
Tribulação por CRISTO /Refúgio/ cura e polémica 
LEITURA I
(anos ímpares) Col 1, 24 – 2, 3«Tornei-me ministro da Igreja,para anunciar o mistério oculto ao longo dos séculos» Consequências:  S. Paulo sofre com alegria todas as tribulações que esse seu ministério traz consigo. …Aanunciar-vos em plenitude a palavra de Deus, o mistério que ficou oculto ao longo dos séculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Luto para que os seus corações sejam confortados e, estreitamente unidos na caridade, alcancem em toda a sua riqueza a plenitude da inteligência, o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 61 (62), 6-7.9 (R. 8a)  Refrão: Em Deus está a minha salvação e a minha glória. Repete-seEle é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado. Refrão
EVANGELHO Lc 6, 6-11«Observavam Jesus para verem se Ele ia curar ao sábado»na intenção recta. Era o que faltava àqueles que observavam Jesus
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
 homem levantou-se e ficou de pé. Os escribas e fariseus ficaram furiosos e começaram a falar entre si do que haviam de fazer a Jesus.
Palavra da salvação.

 

 

**************************************************************************************************************************************************************************

 

 

 

 

LEITURA I (anos ímpares) Col 1, 24 – 2, 3
«Tornei-me ministro da Igreja,
para anunciar o mistério oculto ao longo dos séculos»

O “mistério oculto ao longo dos séculos” é que Jesus Cristo veio a este mundo e Se fez homem para chamar para o povo dos filhos de Deus todos os homens, mesmo os que até então nem podiam imaginar tal coisa, ou seja, os pagãos, aqueles que nunca tinham feito parte do povo de Deus. É para fazer conhecido este mistério que S. Paulo sofre com alegria todas as tribulações que esse seu ministério traz consigo.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses
Irmãos: Agora alegro-me com os sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo que é a Igreja. Dela me tornei ministro, em virtude do cargo que Deus me confiou a vosso respeito, isto é, anunciar-vos em plenitude a palavra de Deus, o mistério que ficou oculto ao longo dos séculos e que foi agora manifestado aos seus santos. Deus quis dar-lhes a conhecer em que consiste, entre os gentios, a glória inestimável deste mistério: Cristo no meio de vós, esperança da glória. E nós O anunciamos, advertindo todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, a fim de os apresentarmos todos perfeitos em Cristo. É para isso que eu trabalho, combatendo com o apoio da sua força, que actua em mim poderosamente. Quero que saibais como é grande a luta que sustento por vós, pelos de Laodiceia e por tantos outros que não me viram pessoalmente. Luto para que os seus corações sejam confortados e, estreitamente unidos na caridade, alcancem em toda a sua riqueza a plenitude da inteligência, o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 61 (62), 6-7.9 (R. 8a)
Refrão: Em Deus está a minha salvação e a minha glória. Repete-se

Só em Deus descansa a minha alma,
d’Ele vem a minha esperança.
Ele é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado. Refrão

Povo de Deus,
em todo o tempo ponde n’Ele a vossa confiança,
desafogai em sua presença os vossos corações.
Deus é o nosso refúgio. Refrão


ALELUIA Jo 10, 27
Refrão: Aleluia Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão


EVANGELHO Lc 6, 6-11
«Observavam Jesus para verem se Ele ia curar ao sábado»

Condição necessária para que a palavra de Deus lance raízes no homem é a humildade de coração, que se traduz na intenção recta. Era o que faltava àqueles que observavam Jesus, não para O ouvirem e entenderem, mas para O apanharem e O puderem acusar. Mas em Jesus, as obras confirmavam as palavras, porque também as suas obras eram a Palavra de Deus, para quem as sabia escutar.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou numa sinagoga a um sábado e começou a ensinar. Estava lá um homem com a mão direita paralítica. Os escribas e fariseus observavam Jesus, para verem se Ele ia curar ao sábado e encontrarem assim um pretexto para O acusarem. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão paralítica: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio». O homem levantou-se e ficou de pé. Depois Jesus disse-lhes: «Eu pergunto-vos se é permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar a vida ou tirá-la». Então olhou para todos à sua volta e disse ao homem: «Estende a mão». Ele assim fez e a mão ficou curada. Os escribas e fariseus ficaram furiosos e começaram a falar entre si do que haviam de fazer a Jesus.
Palavra da salvação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *