12 16  Mt 17, 10-13 Sábado  Elias já veio e não o receberam

12 16  Mt 17, 10-13 Sábado  Elias já veio e não o receberam

Nossa Senhora do Brasil - Sábado - 2ª Semana do Advento Evangelho: Mateus 17 ,10-13 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Ao  descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “

EVANGELHO Mt 17, 10-13
«Elias já veio e não o reconheceram»



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: «Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?» Jesus respondeu-lhes: «Certamente Elias há-de vir para restaurar todas as coisas. Eu vos digo, porém, que Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles». Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Baptista.
Palavra da salvação.

EVANGELHO Mt 17, 10-13

«Elias já veio e não o reconheceram»

REFLEXÃO

Jesus esclarece, nesta passagem do Evangelho, o significado da profecia referente ao regresso de Elias. Elias já veio – assegura Ele – mas não foi reconhecido; pelo contrário, trataram-no como um anormal e teve o mesmo destino que todos os profetas, inclusive João Baptista, e o próprio Jesus.

Os verdadeiros profetas, os incendiários da Palavra de Deus pagam caro à sua geração o tributo da incompreensão.

Havia razões para reconhecer em João Batista o regresso de Elias, João Batista: austero «vestido de pelos de camelo e um cinto de couro na cintura» (Mt 3,4; 2Rs 1,8) e com palavra causticas: «Eu batizo-vos com água para a conversão. Mas Aquele que vem depois de mim […] batizar-vos-á com Espírito San¬to e com fogo.» (Mt 3,11)

As suas ameaças de castigos terríveis escondiam uma alegre notícia: A alegria voltará aos corações arrependidos; o mundo mudará completamente são as pro¬messas de que está para despontar um mundo completamente renovado.

De que fogo fala João Batista? Era o próprio messias, feito um de nós, a sua boa nova …fogo esse que progressivamente iria purificar o mundo do pecado.

Se a mensagem dos profetas for cumprida e é-o de facto em muitos corações que sucede? O mundo antigo dos ódios e das discórdias será destruído e surjam «novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça» (2Pd 3,13).

Quando se fala em “fogo” referente à bíblia um crente timorato e desatento pensa logo nas chamas do Inferno, preparado para o diabo e seus anjos, onde, no fim do mundo, serão lançados os pecadores (Mt 25,31-46). Estes textos devem ser entendidos como uma notícia alegre. O Senhor não conhece outro fogo senão o fogo do amor.

ORAÇÃO

Conduzi, Senhor, a Vossa família pelo caminho da salvação, para que, fiel aos ensinamentos do precursor, São João Batista, possamos ir confiadamente ao encontro de Cristo, por ele