11 16 Lc 17, 20-25 Quinta Feira O reino de Deus já está no meio de vós

EVANGELHO Lc 17, 20-25
«O reino de Deus está no meio de vós»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o reino de Deus e Ele respondeu-lhes, dizendo: «O reino de Deus não vem de maneira visível, nem se dirá: ‘Está aqui ou ali’; porque o reino de Deus está no meio de vós». Depois disse aos seus discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um dia do Filho do homem e não o vereis. Hão-de dizer-vos: ‘Está ali’, ou ‘Está aqui’. Não queirais ir nem os sigais. Pois assim como o relâmpago, que faísca dum lado do horizonte e brilha até ao lado oposto, assim será o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração».


Palavra da salvação.

REFLEXÃO

A mensagem de hoje tem duas partes: Na primeira Jesus responde à pergunta sobre quando virá o reino de Deus. Na segunda inicia o desenvolvimento sobre o Tema do Filho do homem .

No tempo de Jesus, discutia-se, com vivo interesse, a questão de quando o Reino de Deus haveria de chegar. A dominação romana, na Palestina, fazia crescer ainda mais o desejo de tempos novos, sem opressão e perseguição, onde a vida do povo fosse regida somente por Deus. A festa da Páscoa era uma ocasião excelente para fazer reacender a esperança de libertação.

Jesus recusou-se, a deixar-se levar por estas correntes escatológicas que queriam submeter o Reino de Deus a seus programas, descurando a verdadeira ação de Deus na história humana.

Os sinais do reino de Deus segundo Jesus são a pobreza, humildade, solidariedade com os pobres, cura dos doentes , nova religião em espírito e verdade e a Paixão e a morte de Jesus.

Jesus declara aos fariseus que o reino de Deus está dentro de nós, dentro dos que cumprem a vontade do Pai.

ORAÇÃO

Obrigado, Senhor, porque o vosso Reino é para os vossos filhos paz, justiça e alegria no Espírito Santo. Dá-nos a vossa sabedoria, a ciência e a visão da fé, para captar os sinais da presença do vosso Reino; e ajuda-nos, Senhor, a cumprir a vossa vontade fielmente para que o vosso reinado seja fecundo em nós.

Amen.