11 15 Lc 17, 11-19 Quarta Os dez leprosos

EVANGELHO Lc 17, 11-19

«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».


Palavra da salvação
.

REFLEXÃO

Jesus está a caminho de Jerusalém e quando ia a entrar numa povoação saíram-lhe ao encontro dez leprosos , nove judeus e um samaritano, que de longe lhe gritavam : “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”(Lc 17,13) Jesus respondeu-lhes : “Ide, mostrai-vos ao sacerdote”(Lc 17,14)

Enquanto iam a caminho sentiram-se curados. E foi precisamente o Samaritano que voltou atrás para agradecer ao mestre. Jesus surpreendido com a ingratidão dos outros exclama “Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?(Lc 17,17)

E acrescentou: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”.(Lc 17,19)

O Samaritano considerado um marginalizado social e religiosamente pelos judeus alcança não só a cura física como a salvação devido à sua abertura à gratuidade do amor de Deus, que ele sabe agradecer, numa palavra, graças à sua fé como lhe diz Jesus: a tua fé te salvou.

Com esta passagem do Evangelho ficamos cientes que a salvação não se vincula a determinado povo, raça ou herança familiar. Agradeçamos ao Senhor o dom da Eucaristia (Missa) e peçamos-lhe a graça de cumprir a nossa missão construir no aqui e agora o reino de fraternidade, paz e amor.

ORAÇÃO Jesus ajuda-nos a crer em vós e agradecer os vossos dons imitando a atitude do Samaritano