10 10 Terça-feira da semana XXVII reflexão

Leituras

L 1 Jn 3, 1-10; Sl 129 (130), 1-2. 3-4ab. 7-8
Ev Lc 10, 38-42

Reflexão

Somos convidados a interiorizar a palvra de Deus hoje pressente no livro Jonas 3, 1-10«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminhoe Deus compadeceu-Se deles» 

Nós todos os dias somos convidados a fazer a mesma caminhada.reconsiderando  as nossas faltas e arrepender-nos do nosso pecado . Deus está sempre à nossa espera Há sempre um espaço para a conversão 

. O Salmo Responsorial nos lembra da importância de confiar no Senhor e esperar por Sua misericórdia, encontrando liberdade e paz em Sua redenção.

 Já o Evangelho segundo Lucas nos apresenta a história de Marta e Maria, duas formas diferentes de servir ao Senhor. Marta, preocupada com as tarefas, é lembrada por Jesus sobre a importância do equilíbrio entre ação e contemplação. Maria, ao escolher sentar-se aos pés de Jesus, demonstra a prioridade de ouvir e aprender com o Mestre. Essas passagens convidam nos  a encontrar o equilíbrio entre nosso serviço ativo e nossa busca por intimidade com Deus, reconhecendo que ambos são essenciais em nossa jornada espiritual.

PEQUEI SENHOR , MISERICÓRDIA

LEITURA I (anos ímpares) Jonas 3, 1-10
«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho
e Deus compadeceu-Se deles»

Leitura da Profecia de Jonas
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade e caminhou durante um dia, apregoando: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Logo que a notícia chegou ao rei de Nínive, ele ergueu-se do trono e tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza. Depois foi proclamado em Nínive um decreto do rei e dos seus ministros, que dizia: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas, não provem alimento, não pastem nem bebam água. Os homens e os animais revistam-se de saco e clamem a Deus com vigor; afaste-se cada um do seu mau caminho e das violências que tenha praticado. Quem sabe? Talvez Deus reconsidere e desista, acalmando o ardor da sua ira, de modo que não pereçamos». Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 129 (130), 1-2.3-4ab.7-8 (R. 3)
Refrão: Se olhais para os nossos pecados,
Senhor, quem poderá salvar-se? Repete-se

Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
à voz da minha súplica. Refrão

Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão,
para Vos servirmos com reverência. Refrão

No Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante redenção.
Ele há-de libertar Israel
de todas as suas falta
s. Refrão

ALELUIA Lc 11, 28
Refrão: Aleluia Repete-se
Felizes os que ouvem a palavra de Deus
e a põem em prática. Refrão

EVANGELHO Lc 10, 38-42
«Marta recebeu Jesus em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».
Palavra da salvação.

Mary and Martha , disciples of Christ