10 05   Lc 10 1-12 Quinta  Feira Missão dos 72 discípulos

Peregrino

Maria Brilhante

Ester Silva

dictof

Ilda Costa

«A vossa paz repousará sobre eles» Lc 10, 1-12

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade».

REFLEXÃO

Hoje Jesus fala -nos da missão apostólica e da nossa missão atual

Como os setenta e dois enviados dois a dois » também nós fomos chamados a essa tarefa desde o dia do nosso batismo. No dia em que recebemos a luz divina o celebrante disse-nos «Sois Sacerdote, Profeta e Rei para a vida eterna». Hoje mais que nunca, nosso mundo precisa do testemunho dos seguidores de Cristo.
«A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos» (Lc 10,2): Olhemos com um olhar de esperança e optimismo e nunca nos deixemos abater pela desilusão e o pessimismo
A missão apaixonante mas difícil, deve suscitar uma livre adesão aos enviados O apóstolo propõe mas não impõe . Os apóstolos são enviados a semear a fé, pelo ensino; não devem exibir força do seu poder, mas sim a virtude da humildade e paciência a exemplo do mestre como nos diz Pedro: «Quando O insultavam não insultava e, sofrendo, não ameaçava» (1Ped 2, 23).…Sempre e unicamente apoiado em Cristo e completamente desprendido de todas as coisa: «Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias…» (Lc 10,4 )


ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Vós que enviastes os Vossos discípulos sem bolsa e sem dinheiro a anunciar o vosso Evangelho, fazei que também hoje ressoe a Boa Notícia da vitória sobre a morte, levada por mensageiros que vão pelo mundo como cordeiros para o meio de lobos.

PARTILHA

Maria Brilhante

Maria Brilhante
[09:59, 05/10/2023] Maria Brilhante:

Muito bom dia na paz de Cristo Jesus…
Pois bem, o evangelho de hoje tem para nós Cristãos, uma mensagem grandiosa.
“Ide” como cordeiros para o meio dos lobos…obedecer a Cristo Jesus, na divulgação da Boa Nova, com humildade, alegria e colocando o Amor em tudo.Os que acreditam têm o Reino dos Céus…os que não acreditam ficam informados de que o Reino está próximo.Todos os batizados em Cristo, receberam esta missão de proclamar todos os ensinamentos de Jesus e só assim faz sentido, na nossa vida o Batismo. Não precisamos de nada quando temos Jesus na nossa vida.Ele se encarrega de nos ajudar a levar a nossa “cruz” com alegria e amor.
Não podemos pois, ser desonestos mas compreensivos.Quanto mais damos de nós, mais Amor de Jesus temos.Somos muitos, mas poucos querem trabalhar na seara do Senhor….é um trabalho duro mas gratificante.
Ensinar as primeiras palavras gestos e atitudes de Jesus às crianças é extraordinário, ver a atenção com que muitos ficam a olhar-nos (experiência própria).
Que Jesus me dê sempre a vontade de trabalhar na sua seara e colher bons frutos.
Pois é dando que se recebe e perdoando que se é perdoado.
Gratidão Senhor por tudo!

Peregrino do Transcendente

Ester Silva

[14:04, 05/10/2023] Ester Silva: ,

Sabermos que somos enviados por Deus ajuda -nossa a crescer na abertura do coração; sabemos que o Evangelho É sempre um chamamento missionário e universal . Jesus deseja que partilhemos da Sua preocupação da necessidade de operários para trabalharmos no campos do mundo e colhermos frutos da Sua obra de salvação.<<A seara é grande mas os trabalhadores são poucos . Peçamos ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. É um convite que pode ser estranho!!! JESUS quer que tenhamos amor pela terra.Nao nos limitamos só a prestar contas.Jesus deseja que partilhemos os desejos mais profundos do SEU Coração.Alem disso que participemos da sede de almas. Cristo tem sede de nós,do nosso amor da nossa alma e de todas as almas que Lhe devemos levar pelo caminho da Cruz que é o caminho da imortalidade e Glória do Céu.

10/05/dictof

De fato, Jesus anseia que compartilhemos os desejos mais profundos do Seu Coração conosco. Ele convida nos a estabelecer uma relação íntima e pessoal, onde possamos expressar livremente nossas aspirações, sonhos e preocupações. Ao partilharmos nossos anseios mais íntimos com Ele, fortalecemos nossa ligação espiritual e nutrimos nossa fé. Essa comunhão nos permite crescer espiritualmente e nos guia em nossa jornada de vida. Portanto, é um privilégio e uma bênção poder abrir nossos corações diante de Jesus, sabendo que somos amados e compreendidos de maneira profunda e verdadeira.

Ilda Costa

[12:15, 05/10/2023] Peregrino

  1. Jesus envia os 72 discípulos como precursores para preparar a chegada do reino de Deus.
  2. O número 72 simboliza a universalidade da missão, incluindo todos os cristãos, não apenas os doze apóstolos.
  3. A missão é uma tarefa comunitária, por isso são enviados “dois a dois” para garantir credibilidade e encorajamento mútuo.
  4. A colheita é imensa, mas os trabalhadores são poucos, o que requer constante oração ao Pai para chamar mais pessoas.
  5. A missão é desafiadora e perigosa, mas os discípulos devem cumprir seu papel com competência e perseverança, confiando em Deus.
  6. A mensagem central é a paz e a proximidade do reino de Deus, representado por Jesus.
  7. O gesto de sacudir a poeira dos pés simboliza a total ruptura com o modo de vida não alinhado com a fé.
  8. A missão de Jesus e dos discípulos se baseia na humildade, respeito pelos fracos e gratuidade, em contraste com a busca de poder e ambição.
  9. A missão supera o medo, e os cristãos não devem hesitar em falar de Cristo e compartilhar a fé, mesmo diante de desafios.
  10. A fé e a missão devem começar no coração e se refletir em palavras e ações.