«Dizem e não fazem» Mt 23, 1-12
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
REFLEXÃO
No Evangelho Jesus censura a hipocrisia de escribas e fariseus como também pode censurar todo o cristão que não procede com sinceridade. A voz dos profetas, no Antigo Testamento levou um pequeno resto de Israel a interiorizar religião, e a purificar a relação do homem com Deus, para que seja de facto uma oração a partir do íntimo do coração.
Jesus acusa os escribas e fariseus como guias religiosos porque levam uma vida dupla, “porque não fazem o que dizem”; e de vaidade, porque “fazem tudo para que sejam vistos pelos homens” e os aplaudam. Contudo, Jesus não os desautoriza diante do povo: Fazei e cumpri o que vos dizem, pois explicam a lei de Moisés.
Na segunda parte do evangelho contém uma instrução ou catequese para todos os membros da comunidade cristã: Vós, porém, não deixeis que vos chamem mestre, pai ou chefe, porque todos sois irmãos, filhos do mesmo Pai, e um só é o vosso mestre e Senhor”: Cristo.
E Jesus conclui com duas máximas paradoxais de valor universal: “O primeiro entre vós seja vosso servidor. O que se enaltece será humilhado e o que se humilha será enaltecido”. Meditando nas palavras de Jesus pensemos nos sacerdotes e guias do povo de Deus, mas também os leigos.
Os sacerdotes e pastores da Igreja são substitutos do grande pastor e mestre que é Cristo; e Ele não falha. Mesmo que eles falhem a nossa fé não depende dos homens, mas sim de Deus e da sua palavra, verdade perene. Jesus condena a hipocrisia religiosa patente na duplicidade, e no fingimento e a impostura malogrem a sua boa vontade e o fulgor do seu testemunho.
Jesus traça-nos um caminho de justiça e de santidade. Segui-lo, é estar na escola que leva a Deus…
ORAÇÃO
Oh Deus, nosso Pai e nosso único Senhor, livra-nos da hipocrisia e do complexo de superioridade, porque todos somos filhos teus e irmãos em Cristo para que a palavra que anunciam se faça verdade neles.