07/13 Terça-Feira da semana XV

“O dia do Juízo será mais tolerável para Tiro e Sidónia do que para vós”

EVANGELHO, Mateus (11:20-24)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus

 Ai das Cidades que Não se Arrependem

 20 Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram. 21 “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. 22 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês. 23 E você, Cafarnaum, será elevada até ao céu? Não, você descerá até o Hades[a]! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. 24 Mas eu lhe afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você”.

Palavra da Salvação

 

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje mostra-nos a censura de Jesus às cidades Corazim, Betsaida e Cafarnaum pois apesar dos milagres operados por Cristo não se converteram à boa nova.

Indiferentes à visita do Mestre, permaneceram corrompidas, incrédulas e interesseiras. Ele afirma que Sodoma será tratada com menos severidade no dia do julgamento do que as cidades que não acolheram o dom da conversão. “Ai de ti, Corazim; ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós foram feitos, há muito se teriam convertido, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza”. (Mt 11,21)

O povo e os chefes do povo judeu continuaram incrédulos e rejeitaram Jesus. Este aviso   igualmente é dirigido para todos a quem, através dos tempos, essa mesma palavra pôde chegar.

A Palavra do Senhor a cada momento exorta-nos e admoesta-nos com o objetivo de realizar em nós uma transformação interior. Não podemos responder com indiferença ao Evangelho como as cidades censuradas por Cristo. O arrependimento exige mudança – uma mudança no coração e no modo de vida.

Deixemos radicalmente a falsa sabedoria do mundo dando crédito às sua palavras de vida eterna Recebamos, então, com humildade e responsabilidade cada dia o chamamento de ser humildes instrumentos do Espírito Santo Correspondamos à bondade que Deus nos tem oferecido e, assim a nossa pequena generosidade depositada no coração daquele que cumprimentamos, o olhar interessado e atento daquele que nos pede uma informação, o sorriso dirigido ao que nos cederam o passo, florescerá no futuro…

 

ORAÇÃO

Abre-nos, Senhor, os olhos para nos vermos como somos, e os ouvidos para escutar a vossa chamada à conversão, para isso, dê-nos o espírito jovem do evangelho a fim de crescer cada vez mais como pessoas e cristãos. Amén.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Escuta Interioriza Partilha

Vem Senhor abrir a porta do teu reino.