07/20 Terça-Feira da semana XVI

“Apontando para os discípulos, disse: Estes são a minha mãe e os meus irmãos”

EVANGELHO, Mateus (12:46-50)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, 

46 Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele.  47 Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.  48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação

 

REFLEXÃO 

 

Jesus divino fez-se humano para nos tornar divinos através do seu testemunho de total entrega à vontade de seu Pai. Diariamente somos convidados a rever a nossa vida cristã para verificarmos se estamos a proceder corretamente conforme o seu projeto concretizado em João (10:10): “Vim para que tenham a Vida e a tenham em abundância.”

O texto (Mt 12,46-50) explica-nos a mudança de mentalidade em relação ao conceito de família. À intervenção de um dos ouvintes de Jesus “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. (Mt 12,47) Jesus define um novo conceito de família:  50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12,50) 

Perante as mensagens de Jesus, algumas pessoas tinham reações hostis, ou de indiferença, mas foram   muitas que o escutavam como Mestre e tornaram-se seus discípulos. Neste episódio Jesus dá uma nova definição do discípulo, pondo em causa as relações humanas mais intensas e profundas. 

Longe de menosprezar Maria, sua mãe, ela torna-se a imagem mais realizada de todo o crente. Antes de ter concebido Jesus no seio materno já o tinha concebido na sua mente ao dizer sim ao projeto divino: “Faça-se em mim segundo a vossa vontade” (Lucas 1:38)

Maria é um modelo e guia para cada um de nós. Ela, é a crente que viveu até ao fim de este itinerário. 

Como Ela estejamos atentos à Palavra de Deus interiorizando-a momento a momento no nosso coração, e comprometendo-se a colaborar no Reino de Deus alargando assim a verdadeira e nova família de JESUS.

 

ORAÇÃO 

Obrigado, ó Pai, porque o vosso Filho Jesus nos ensinou com o seu exemplo a fazer a opção definitiva por Vós e pelo vosso Reino! Amén.

CANTO DE MEDITAÇÃO 

(Escuta – Interioriza – Partilha)

Eu venho Senhor para fazer a vossa vontade!