07/10 Sábado da Semana XIV

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma”

EVANGELHO, Mateus (10: 24-33)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:

24 “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

26 “Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. 27 O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. 28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. 29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha]? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. 30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. 31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Palavra da Salvação

 

REFLEXÃO

Quão poderoso foi o mandato de Cristo: “Ide por todo o mundo e proclamai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16:15)

E os discípulos de então e os de agora obedeceram a este mandato enfrentando sem medo a indiferença, a oposição perseguição, o martírio e a morte. Como Cristo lhes dissera: “Um discípulo não é mais que o seu mestre, nem um servo mais que o seu amo Cristo.”

Transformados pelo Espírito Santo expulsam o temor e criam a liberdade e a alegria dos filhos de Deus.  Os tiranos podem esmagar a vida física, mas não podem matar a alma nem destruir a pessoa e a sua liberdade interior. Ele avaliará quem o confessar diante do mundo como Senhor da história e da vida humana.

Deixemos os medos cobardes de nos confessarmos cristãos praticantes, não nos envergonhemos das próprias crenças, não nos amedrontemos.

Ser discípulo de Cristo é estar disposto a arriscar a sua vida pelo Reino; é confessar a sua fé em casos extremos, e prescindir de aplausos e dinheiro, poder e interesses, é mostrar sua coragem, com serenidade e firmeza interiorizando as palavras do Mestre “coragem, eu venci o mundo” (João 16, 29-33), e “Aquele que perseverar até o fim, este é que será salvo” (Mateus 10, 22).

Sejamos fieis, pois é a fidelidade a Deus que nos garante a salvação e salva a obra de Cristo que Ele mesmo confiou à sua Igreja, que somos nós. Não tenhamos medo. A obra será sempre do Senhor. Nada nos perturbe nada nos espante.

 

ORAÇÃO

Deus   nosso Pai dá-nos coragem para ser testemunhas do vosso Reino de paz e de amor   para acompanhar os nossos irmãos na difícil conquista do sentido da vida. Amén.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Escuta – Interioriza – Partilha

Nada te perturbe…