07 10 Mt 10, 1-7 Quarta Anuncia que o Reino de Deus está  próximo

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10, 1-7)


Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».
Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

              No Evangelho de Mateus 10, 1-7, Jesus chama Seus doze discípulos, conferindo-lhes autoridade para expulsar espíritos impuros e curar doenças. Envia-os  com uma missão específica: buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel e proclamar a proximidade do reino dos Céus.
Naquele tempo, Israel era uma sociedade profundamente religiosa, com uma forte expectativa messiânica. A escolha dos doze apóstolos por Jesus recorda  a formação das doze tribos de Israel, simbolizando a continuidade e a renovação do povo de Deus. O foco inicial na casa de Israel sublinha a missão de Jesus de restaurar primeiro o povo eleito antes de expandir a mensagem aos gentios.
Os milagres realizados pelos apóstolos sob a autoridade de Jesus servem para validar a mensagem do Evangelho e demonstrar a chegada do reino de Deus. A cura de doenças e a expulsão de demônios simbolizam a vitória do reino de Deus sobre o mal e a restauração da ordem divina. O objetivo de Jesus é claro: anunciar que o reino dos Céus está próximo e oferecer um vislumbre de sua plenitude através de sinais e prodígios.

      Este texto nos ensina a importância da missão e da autoridade espiritual concedida por Jesus. Somos chamados a continuar a obra dos apóstolos, proclamando o reino de Deus e servindo aos necessitados com fé e compaixão. A missão inicial aos israelitas lembra-nos de nossas próprias comunidades, onde devemos começar nosso trabalho evangelizador.

Oração

      Senhor Jesus, agradecemos por chamar-nos para ser Teus discípulos e por nos conceder autoridade para levar adiante a Tua missão. Dá-nos coragem e sabedoria para proclamar o Teu reino e servir aos necessitados com amor e compaixão. Envia-nos como trabalhadores para Tua seara, para que possamos espalhar Tua luz e Tua verdade. Amém.