07 09  Mt 9, 32-38 Terça: A seara é grande mas os trabalhadores são poucos

 

EVANGELHO Mt 9, 32-38

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, apresentaram a Jesus um mudo possesso do demónio. Logo que o demónio foi expulso, o mudo falou.
A multidão ficou admirada e dizia: «Nunca se viu coisa semelhante em Israel». Mas os fariseus diziam: «É pelo príncipe dos demónios que Ele expulsa os demónios». Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

O Evangelho de Mateus 9, 32-38 apresenta a cura de um mudo possesso pelo demônio e a missão de Jesus de pregar o reino de Deus. Esse trecho destaca a necessidade de simplicidade para reconhecer a ação de Deus e a urgência de trabalhadores para a seara divina.

             Na época de Jesus, muitos estavam possuídos por demônios, sendo vistos como excluídos da sociedade. Os fariseus, líderes religiosos, frequentemente contestavam os milagres de Jesus, atribuindo-os a poderes demoníacos, em vez de reconhecerem Sua autoridade divina. Este contexto de incredulidade e oposição contrasta com a fé simples da multidão.

       O milagre de curar o mudo possesso demonstra o poder de Jesus sobre os espíritos malignos e Sua missão de restaurar a integridade humana. A compaixão de Jesus pelas multidões reflete Seu coração pastoral, desejando guiar e cuidar das pessoas como um bom pastor. Ele cura doenças e prega o Evangelho, mostrando que Seu objetivo é trazer o reino de Deus para todos, especialmente os marginalizados.

        Este texto chama nos a ter um coração simples e aberto para reconhecer a intervenção de Deus em nossas vidas. Também nos desafia a sermos trabalhadores na seara do Senhor, respondendo ao chamamento  para anunciar o Evangelho e cuidar dos necessitados. Devemos orar para que Deus envie mais trabalhadores para Sua seara, conforme a necessidade é grande.

Oração

Senhor Jesus, agradecemos por Tua compaixão e poder curativo. Ajuda-nos a ter um coração simples e aberto para reconhecer Tua presença. Envia mais trabalhadores para Tua seara, para que possamos espalhar Teu amor e Tua palavra a todos os cantos da terra. Amém.