07 02  Mt 8, 23-27 Terça «Levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança»

07 02  Mt 8, 23-27 Terça 

«Levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar
e fez-se grande bonança»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus


Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n’O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n’O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».


Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO 

No Evangelho segundo Mateus (Mt 8, 23-27), somos confrontados com a poderosa manifestação do controle de Jesus sobre as forças da natureza. Este episódio revela não apenas o poder divino de Cristo, mas também a nossa própria tendência de duvidar em momentos de dificuldade.”Porque temeis, homens de pouca fé?” (Mt 8, 26).

Jesus e Seus discípulos enfrentam uma tempestade no mar, onde as ondas ameaçam inundar o barco. Enquanto os discípulos entram em pânico e despertam Jesus, Ele calmamente acalma o vento e o mar com uma palavra, demonstrando Seu domínio sobre a natureza. Esta cena não apenas destaca a divindade de Jesus, mas também questiona a fé dos discípulos, que duvidaram da Sua capacidade de salvá-los.

Hoje, muitas vezes nos encontramos em situações onde as “tempestades” da vida parecem nos engolir. Como os discípulos, podemos ser tentados a duvidar da presença e do poder de Deus em meio às adversidades. No entanto, este Evangelho lembra  nos  que Jesus está sempre conosco, pronto para intervir em nossas vidas quando O invocamos com fé.

 

Como cristãos, somos chamados a confiar plenamente no Senhor, mesmo quando enfrentamos dificuldades aparentemente insuperáveis. Devemos lembrar que Ele é capaz de acalmar qualquer tempestade em nossas vidas, se confiarmos Nele com fé autentica.

 

Oração

 

Senhor Jesus, Tu que acalmaste o vento e o mar, fortalece a nossa fé nos momentos de desespero e incerteza. Ajuda-nos a confiar em Tua presença constante em nossa vida, sabendo que Tu és maior do que qualquer tempestade que possamos enfrentar. Que nossa fé em Ti seja firme e nossa confiança em Tua providência seja inabalável. Amém.