07 01  Mt 8, 18-22 Seguir Jesus exige sacrifícios e renúncias

07 01  Mt 8, 18-22 Seguir Jesus exige sacrifícios e renúncias

EVANGELHO Mt 8, 18-22
«Segue-Me»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, vendo Jesus à sua volta uma grande multidão, mandou passar para a outra margem do lago. Aproximou-se então um escriba, que Lhe disse: «Mestre, seguir-Te-ei para onde fores». Jesus respondeu-Lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Disse-Lhe outro discípulo: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Mas Jesus respondeu-Lhe: «Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos».
Palavra da salvação.

Reflexão

1.    SEGUIR RADICALMENTE JESUS

No Evangelho segundo Mateus (Mt 8, 18-22), Jesus chama seus seguidores a uma entrega total e imediata ao Seu chamamento. Este episódio ensina nos a seguir radicalmente a Jesus “Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.” (Mt 8, 22).

2.    PROMESSAS DE JESUS

Jesus, ao responder ao escriba e ao discípulo, revela a exigência de ser realmente discípulo. Ele não promete conforto ou segurança material aos Seus seguidores, mas pede uma dedicação absoluta e prioritária a Ele. As raposas têm tocas e as aves têm ninhos, mas Jesus, o Filho do homem, não tem  um lar físico permanente durante Seu ministério terreno. Ele desafia nos a renunciar às conveniências mundanas e a colocá-Lo acima de tudo em nossas vidas.

 

3.    SACRIFICIO COMPROMISSO

Este ensinamento é aplicável ao nosso contexto atual, onde muitas vezes buscamos segurança e conforto material como prioridade. Jesus lembra nos que ser verdadeiramente discípulo de Jesus  envolve sacrifício e compromisso , deixando de lado as distrações e priorizando a vontade de Deus em nossas vidas.

Como discípulos de Jesus, somos chamados a seguir Seus passos com determinação e fé. Devemos estar dispostos a renunciar às preocupações mundanas e às distrações que nos afastam do Seu caminho. Que possamos responder ao Seu chamamento com corações abertos e prontos para obedecer, mesmo quando isso significa sacrifício pessoal.

Oração

Senhor Jesus, Tu que nos chamas a seguir-Te sem reservas, concede-nos a graça de abandonar tudo o que nos impede de responder plenamente ao Teu chamamento. Ajuda-nos a colocar a Tua vontade acima de todas as outras preocupações e a seguir-Te com coragem e confiança. Que o nosso compromisso contigo seja firme e constante, mesmo diante dos desafios da vida. Amém.