06/23 Quarta-Feira, semana XII

EVANGELHO, Mateus (7: 15-20)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

A Árvore e seu Fruto

15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. 16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? 17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Palavra da Salvação

 

REFLEXÃO

 Jesus compara os bons profetas a árvores sãs e os maus a árvores más. Tal como as “As árvores sãs dão frutos sãos, as árvores más dão frutos maus” assim são os profetas.

Com esta comparação   adverte-nos para a necessidade de observarmos com muita atenção os falsos profetas.  Parecem   mansas   ovelhas, mas são lobos ferozes; falam com suavidade, mas escondem um coração egoísta.

  1. João Batista teve coragem de denunciar o disfarce dos fariseus e saduceus. Acorriam até Ele, mas não tinham nenhuma vontade de se emendarem. A esses dizia asperamente. “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Dai o fruto que a conversão exige. O machado já está posto à raiz das árvores, e a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada ao fogo” (Mt 3,7).

Não basta, pois, dizer, torna-se necessário praticar. O profeta bom e autêntico deve ser coerente na Palavra e na ação.

Para os conhecer desçamos ao fundo do seu coração onde podemos descobrir a sua bondade ou maldade, a sua mentira ou verdade, a sua esterilidade ou a sua fecundidade  

O discípulo de Jesus conhece e pratica as bem-aventuranças, o perdão e o amor a todos, incluindo o inimigo, o total desprendimento, a oração, o não julgar e condenar os outros.

O autêntico discípulo de Jesus pensa, fala e actua como Jesus. Só a oração e o contacto com Deus, escuta e assimilação da sua palavra, diálogo pessoal com ele no silêncio do nosso coração permite o autêntico profeta chegar ao verdadeiro crente.

ORAÇÃO

Senhor permiti que a seiva do vosso Espírito dê fruto em nós mediante a prática das bem-aventuranças e a escuta da vossa palavra em oração e silêncio. Amén.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

 
…. Os autênticos profetas semeiam a Paz e o amor