EVANGELHO, Mateus (6: 1-6, 16-18)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
A Ajuda aos Necessitados
6 “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
2 “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. 3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, 4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.
A Oração
5 “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
O Jejum
16 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. 17 Ao jejuar, arrume o cabelo] e lave o rosto, 18 para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
O homem reto esforça-se por viver segundo a vontade de Deus cuidando constantemente do seu interior sem se preocupar com os aplausos dos outros. As leis humanas normalmente atingem o homem no seu comportamento exterior, a de Cristo desce ao mais intimo do próprio coração donde nasce o bem e o mal
Jesus, novo Moisés veio ao mundo apresentar uma nova justiça: agradar a Deus através da esmola, a oração e o jejum abolindo a conduta publicitária dos hipócritas, e acreditar na recompensa do Senhor: Ele “vê no segredo”
Na nova religiosidade proposta por Cristo a intenção tem a primazia sobre a obra externa; o valor da nossa prática cristã é a retidão, a sinceridade diante de Deus e a abertura ao próximo. Assim seremos testemunhas do evangelho e do seu reino e do verdadeiro culto a Deus em espírito e verdade.
A semente do Reino atua silenciosamente, mas a longo prazo mostra a sua eficácia transformando as estruturas e o coração do homem
Somos hoje convidados a procurar a Deus sem aparências reluzentes, mas dando sempre atenção interior e entregando-se de alma e coração a buscar cumprir a sua vontade
Ao receitarmos o Pai Nosso e dissermos com os lábios e com o coração: “Faça-se a vossa vontade”, estamos a seguir o seu exemplo. Porque “todo o que cumpre a vontade de meu Pai esse é meu irmão e minha irmã” (Mateus 12,50).
Peçamos ao Senhor a graça de sermos cumpridores incondicionais da sua vontade servidores alegres do seu plano de salvação
ORAÇÃO
Deus nosso Pai, purificai-nos com o vosso olhar de santidade infinita. Infundi em nós o vosso Espírito, vos procurar com sinceridade. Transformai-nos por dentro para sermos transparentes à vossa luz. Amém.
CANTO DE MEDITAÇÃO