06/06 Domingo Semana X

“Satanás está perdido”

EVANGELHO, Marcos (3, 20-35)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

A Acusação contra Jesus

20 Então Jesus entrou numa casa, e novamente reuniu-se ali uma multidão, de modo que ele e os seus discípulos não conseguiam nem comer. 21 Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para trazê-lo à força, pois diziam: “Ele está fora de si”.

22 E os mestres da lei que haviam descido de Jerusalém diziam: “Ele está com Belzebu! Pelo príncipe dos demônios é que ele expulsa demônios”.

23 Então Jesus os chamou e lhes falou por parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? 24 Se um reino estiver dividido contra si mesmo, não poderá subsistir. 25 Se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir. 26 E se Satanás se opuser a si mesmo e estiver dividido, não poderá subsistir; chegou o seu fim. 27 De fato, ninguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali os seus bens, sem que antes o amarre. Só então poderá roubar a casa dele. 28 Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, 29 mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

30 Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: “Ele está com um espírito imundo”.

A Mãe e os Irmãos de Jesus

31 Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. 32 Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”.

33 “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele.

34 Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 35 Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação

REFLEXÃO

“Está fora de Si” (vs. 21), “está possesso de Belzebu” (vs. 22), era o que se dizia de Jesus. E Ele procura explicar “um reino dividido contra si mesmo não pode aguentar-se”. (vs. 24-25) Ele expulsa Satanás é porque é mais forte do que ele (vs. 27)

O Evangelista quer simplesmente tentar responder à pergunta:  quem é Jesus? Quem é   esta pessoa que fala com autoridade e atua com poder? As Suas palavras fascinam, os Seus milagres colocam interrogações. …

Os escribas e os fariseus procuram desacreditá-1’0, apresentando-0 como possuidor de um poder diabólico (vs.22-30). Os parentes, preocupados, procuram levál0 para casa (vs. 21).

A Palavra do profeta da Galileia – em forma de diálogo denso e polémico (vs.23-27) esclarece o sentido de tudo o que está a acontecer: Não “está fora de Si” e “não está possuído por Belzebu» (vs.21-22), mas é em virtude do poder de Deus que Jesus amarra «o homem forte” (vs.3,27), o príncipe do mal, para libertar o homem de quem o mantinha prisioneiro.

Jesus é objeto de toda a espécie de calúnias. Os escribas acusam-nos   de pactuar com Belzebu o príncipe dos demónios. Jesus, porém, segue na   missão da implantação do Reino de Deus entre os homens.

Seguindo os seus passos muitos irmãos nossos colocando a vontade de Deus acima de tudo, lutam hoje contra o racismo, as torturas, as injustiças e a privação de liberdade, e são acusados de anarquistas

Fieis ao chamamento, enfrentando todos os contratempos dizem continuamente: “no Senhor ponho a minha esperança, espero em sua Palavra. A minha alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. Nele, se encontra o perdão!” (Salmos 129).’

 

ORAÇÃO

Pai Santo, que nos enviastes o vosso Filho para nos libertar da escravidão do mal, amparai-nos com as armas da fé, para combatermos com heroísmo pelo reino da Paz e da Justiça. Amém.

 

Deixa a luz do Céu entrar!