06/04 Sexta Feira, Semana IX

“Como podem dizer que o Messias é filho de David?”

EVANGELHO Marcos (12, 35-37)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

O Cristo é Senhor de Davi

35 Ensinando no templo, Jesus perguntou: “Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse:

“‘O Senhor disse
    ao meu Senhor:
Senta-te à minha direita
    até que eu ponha
    os teus inimigos
debaixo de teus pés’.

37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho?”

E a grande multidão o ouvia com prazer.

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Jesus revelou durante toda a sua vida aos discípulos a sua identidade de verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Como homem é proveniente da linhagem do Rei David.

Jesus demonstrou aos doutores da Lei   este mistério:  o Messias, embora descendendo de David pela sua origem humana, possuía também um carácter divino superior a David. Essa foi a solução da fé cristã, baseada na ressurreição de Jesus. O Messias não podia ser ao mesmo tempo filho e senhor de David se não fosse simultaneamente homem e Deus. Por isso o salmo 110, de largo uso na liturgia, foi um dos preferidos do Novo Testamento e dos primeiros cristãos para demonstrar a identidade de   Messias, filho de David, e Filho de Deus  

Para Jesus o importante era purificar a ideia excessivamente política acerca do Messias, filho do rei David. Embora aceitasse   ser chamado “filho de David” pelos doentes preferiu   auto-denominar -se “Filho do homem”, título messiânico do profeta Daniel (7,13) próximo da imagem do paciente Servo do Senhor. Assim o vemos, nos repetidos anúncios da sua paixão, morte e ressurreição.

Juntamente com os apóstolos e primeiros cristãos, também nós temos de fazer uma profunda conversão na nossa compreensão e seguimento de Jesus, o glorioso filho de David que, apesar da sua condição divina, não fez alarde da sua categoria de Deus e trocou o trono e o cetro, o poder e a riqueza pelo serviço, a pobreza, o sofrimento, a humilhação e a morte, para alcançar o poder eterno (Filipenses 2,6).

                                                                                                                                                             ORAÇÃO

Filho de Deus Bendito sejais porque nos revelastes o segredo do triunfo e da vida, não o poder, e a riqueza, mas o serviço, a pobreza e a humilhação. Permite nos unir como discípulos e dá-nos o vosso Espírito para testemunhar perante o mundo os sinais do cristão: a tua cruz e o teu amor. Amém

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Vitória tu reinarás …