05/19 Quarta-feira da Semana VII

“Para que sejam um como Nós”

EVANGELHO, João (17, 11-19) 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

11 Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. 12 Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

13 “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. 16 Eles não são do mundo, como eu também não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. 19 Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Palavra da Salvação

 

REFLEXÃO

«Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós»

Jesus convida-nos a uma perfeita unidade como a que existe entre o Pai e o Filho.

Constatamos que nos sentimos em conflito. Mas quando o   Espírito ilumina a nossa consciência, somos impelidos a procurar a verdade. Porém as   tentações a que a carne está sujeita, podem dominar o espírito. Paulo disse:

“Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo “(Romanos 7:19.)

 Como   homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.” (Romanos 7:21–23)

Jesus também era um Ser de carne e espírito, mas não cedeu às tentações Podemos sempre voltar-nos a Ele ao buscarmos unidade e paz porque Ele compreende a nossa luta e também como podemos vencê-la. Como disse Paulo:

“(…) não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15)

Mais importante ainda, podemos contar com Ele para ajudar a restaurar a unidade interior de nossa alma.

À medida que nos esforçamos a cada dia e a cada semana para seguir o caminho de Cristo, sentimos mais harmonia entre a parte espiritual e a física, até que nosso corpo físico seja transformado de “instrumentos de iniquidade” para “instrumentos de justiça para Deus (Rom 6:13)

Que Deus ouça a oração do Salvador e nos conduza a todos para que sejamos um com Eles.

 

ORAÇÃO

Damos-te graças, Deus Pai, porque em Cristo nos escolheste e nos consagraste na verdade para viver contigo e com ele sem ser do mundo.
Dá-nos força para sermos porta-vozes da boa nova e acompanharmos os nossos irmãos os homens na difícil conquista do sentido da vida.
E a todos os que sofrem contrariedades por tua causa dá-lhes, Senhor, o vosso  Espírito de paz e de alegria na dor. Amém    

 

CANTO DE MEDITAÇÃO