Evangelho, João (17,11-19)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Jesus Ora por seus Discípulos
11 Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. 12 Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição[a], para que se cumprisse a Escritura.
13 “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. 16 Eles não são do mundo, como eu também não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. 19 Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
No Evangelho de São João Jesus abre hoje aos Apóstolos a intimidade de seu relacionamento com o Pai “Pai, chegou a hora”, e na qual se podem notar um gesto e uma expressão muito significativos fala-nos da “hora”: «Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique» (João 17,1).
O gesto é levantar de olhos ao céu: “Jesus ergueu os olhos ao céu e disse”, com o que se nos indica a necessidade de buscarmos as coisas do alto, segundo a conhecida frase de S. Paulo: “Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Colossenses 3, 1), e o “alto” em que o devemos buscar é, antes de tudo, o de nossas almas, na oração e contemplação dos mistérios divinos.
Chegou a hora em que os homens chegam ao conhecimento de Deus através de Jesus “porque eu lhes dei as palavras que tu me deste”: João (17,8) transformam-se em testemunhas da vida, da vida divina.
Estamos marcados pelo Evangelho de Jesus Cristo que nos leva a trabalhar pela felicidade verdadeira da pessoa e exercer a compaixão com os débeis… definitivamente: abertos à Vida. (João 10,10)
Pelo Espírito, Deus trabalha no interior de cada ser humano e habita no mais profundo da pessoa e não deixa de estimular a todos a viver dos valores do Evangelho. A Boa Nova é expressão da felicidade libertadora que Ele quer dar-nos, a escolha duma vida digna e plena, a vida no Espírito.
ORAÇÃO
Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que o Espírito Santo venha habitar em nós e nos transforme em templos da sua glória. Amém
CANTO DE MEDITAÇÃO