EVANGELHO João (10, 11-18)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
O Pastor e o seu Rebanho
11 “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. 13 Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
14 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. 18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
Estamos no 4º Domingo da Páscoa, “Domingo do Bom Pastor”. O tema deste domingo reflete as leituras e as orações que nos levam-no a contemplar Jesus como o Bom Pastor, aquele que dá a sua vida pelas ovelhas. Cristo é o modelo do verdadeiro pastor que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas até as últimas consequências, presta o seu serviço por amor e não por dinheiro. Quer que as ovelhas tenham vida e se sintam felizes. (João 10,19) A sua prioridade é o bem das ovelhas que lhe foram confiadas. Por isso, ele arrisca tudo em benefício do rebanho e está, até, disposto a dar a própria vida pelas ovelhas porque as ama. “Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.”
As ovelhas podem confiar, pois sabem que ele não defende interesses pessoais, mas os interesses do seu rebanho.
Que neste domingo, sejamos ser sinal do Bom Pastor que “dá a vida por suas ovelhas” e faz-se Pão partilhado. Que cada batizado se sinta chamado e comprometido com sua causa. Que Sua ação seja a nossa ação mediante participação, a cada domingo, no memorial eucarístico, e concretizado na perfeita busca pela justiça e paz. Que possamos, verdadeiramente, ser bons pastores e revelar o Reino de Deus nas nossas manifestações de carinho e atenção mútua, em especial pelo pobre e sofredor, figura predileta da ternura e do cuidado do Bom Pastor.
Abramos o nosso coração à Palavra de Deus que acabámos de meditar e prometamos ao Senhor ser dócil à sua voz para construirmos com entusiasmo o seu reino
ORAÇÃO
Deus, criador e Pai, juntai os homens dispersos na unidade de uma só família, para que aderindo a Cristo Bom Pastor, gozem a alegria de serem vossos filhos.
CANTO DE MEDITAÇÃO
Cantemos com entusiasmo ao Bom Pastor: