01 21 DOMINGO III DO TEMPO COMUM

Leituras

2024-01-21

L 1 Jn 3, 1-5. 10; Sl 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9
L 2 1Cor 7, 29-31
Ev Mc 1, 14-20

2024-01-21

Escute a reflexão sobre a primeira leitura

Depois de escutar responda às seguintes perguntas

  1. Qual a relação entre Ninive e o povo de Israel?
  2. Porque é que Jonas não queria que os ninivitas se salvassem?
  3. Qual a atitude de Deus?
  4. Qual a importância para nós desta leitura?

LEITURA I Jonas 3, 1-5.10
«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho»

Leitura da Profecia de Jonas
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou. Palavra do Senhor.

Escute o comentário ao Salmo responsorial

Leia a partilha da 1º Leitura

SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos. Repete-se

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador. Refrão

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor. Refrão

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos. Refrão

Escute o comentário à segunda leitura

LEITURA II 1 Cor 7, 29-31
«O cenário deste mundo é passageiro»

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro.

Palavra do Senhor.

Leia a partilha da 2º Leitura (brevemente)

ALELUIA Mc 1, 15
Refrão: Aleluia. Repete-se
Está próximo o reino de Deus;
arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refrão

Escute o Comentário ao Evangelho e a parte final

EVANGELHO Mc 1, 14-20
«Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.
Palavra da salvação.

A Partilha dos nossos colaboradores

Penso que a relação entre Nínive e Israel é a dureza de coração e a obstinação no pecado.

Nínive tinha como habitantes pessoas guerreiras, más que não adoravam Deus e viviam para o poder e riqueza. Viviam para a carne e não para a alma.

Jonas embora chamado por Deus ainda era orgulhoso. Porque o povo de Nínive era pecador , achava que Deus deveria acabar com eles. Não queria que Deus lhes desse oportunidade. Estava com um coração duro e fechado.

Deus como sempre, não pensa como nós, usou e quer usar Misericórdia, Ele quer salvar todos e deu mais uma oportunidade. E contra todas as expectativas, aconteceu o milagre.

Nesta leitura, percebo que o mais importante é estar aberto e atento à vontade de Deus. O que Deus nos propõe é sempre muito bom, não só para nós, mas para os outros.

É muito importante, unirmos-nos em relação/oração com o Senhor para discernirmos e deixarmos-nos guiar por Ele e segundo a sua vontade.

O que Deus quer para nós é infinitamente melhor do que possamos pensar ou achar.

Penso que baixar a guarda e pôr o orgulho de parte é o único caminho para a Santidade. (Martim)

Arrepende-te Abre o teu coração a Deus Relativiza o tempo presente Segue Jesus

~EsterSilva(F:M:A:) Neste 3º Domingo, a frase central de toda a Liturgia é esta::Arrependei-vos e acreditai na Boa Nova» A,1ª Ltª, convida-nos a uma mudança de vida ou seja, profunda conversão! Claro! exige sobretudo, a luta contra o pecado; a rejeição que nos desvia do Amor e da Lei de Deus. Uma conversão que Deus exigiu á cidade de Nínive por meio de Jonas e seus ouvinte arrependeram-se ,abandonaram os maus caminhos. S. Paulo, na segunda Ltª, alerta-nos dizendo: Precisamos de criar uma consciência cristã capaz de fomentar desejos ,intenções, hábitos e comportamentos em total sintonia com o Evangelho de Cristo, É tao urgente quanto «o tempo é breve« o tempo não tem mais que um sentido: acertar os passos do homem individual ou coletivo no caminho para a Eternidade. « Acreditai na Boa Nova »diz-nos S Mc O cristão tem que aderir positivamente ao Evangelho com Fé vivificada pelo amor, que não se fica apenas na aceitação teórica, mas procurar evidenciá-lo com a vida prática. É necessário pormos de lado a mentalidade terrena, que faz com que cada um de nós viva apenas em vista á felicidade e interesses temporais. «A aparência deste mundo passa« Adverte-nos S. Paulo.